Ocultar publicidade | Mostrar publicidade

Receba novidades de Pedreira

Shopping

Publicidade


Publicidade

Curiosidades, fatos e mitos que marcaram a história

 

Vista Alto da Serra

A origem do nome

Apesar das muitas pedras desta região, principalmente dentro do Rio Jaguari para onde a multimilenar erosão as carreou, o topônimo PEDREIRA tem outra origem, não das pedras, mas dos muitos PEDRO existente na família do fundador da cidade, o Cel. João Pedro de Godoy Moreira, que teve como irmãos, Antonio PEDRO, José PEDRO, Joaquim PEDRO e Bento PEDRO, e seu pai que também se chamava João PEDRO de Godoy Moreira.

Daí então o lugar se denominar inicialmente de “Sertão do Jaguary”, anos após, “Bairro do Cascalho”, em seguida, “Bairro dos Pedros”, “Estação Pedreira”, quando da construção da Estação Mogiana de Estradas de Ferro em 1875. Em 1890 é elevada à categoria de “Freguesia de Pedreira” e finalmente PEDREIRA, quando foi emancipada em 31 de outubro de 1896, através da Lei n.º450 sancionada pelo Presidente do Estado de São Paulo, Dr. Manoel Ferraz de Campos Salles que elevou o Distrito de Paz de Pedreira a Município pertencente à Comarca de Amparo.

 

FerroviaTradição

A cidade de Pedreira organiza a Procissão do Fogaréu, destaque nas comemorações da Semana Santa. Esta tradição é a única do gênero no Estado de São Paulo e a terceira do Brasil - que podem chegar a 500 pessoas. O participantes ficam encapuzados, com tochas acesas, simbolizando a captura de Jesus Cristo no Jardim das Oliveiras. Durante a caminhada são apresentadas cenas da vida de Jesus no começo, meio e fim da procissão. Após a procissão, são encenados o julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo.


Mais curiosidades!

Pedreira é linearmente distribuída às margens do Rio Jaguari, cuja beleza faz parceria harmoniosa com as montanhas que o rodeiam, e tem se destacado pela beleza natural da região em que se localiza: a Serra da Mantiqueira.

No início da cidade, Pedreira tinha poucas ruas e casas. Em 1889, a cidade contava com 70 habitações. Mas era um povoado bastante dinâmico, possuindo padarias, açougues, ferrarias, casa de negócios para fazendas, gêneros da terra e estrangeiros, ferragens, calçados, armarinhos, etc. Possuía também um hotel, chamado Hotel Galli, com restaurante e que servia de local para a sociedade promover festas e encontros aos domingos.

Cerca de 450 empresas locadas na cidade, produzem peças em porcelana, vidro, gesso, cerâmica, faianças entre outros, totalizando cerca de 5 milhões de peças ao mês Esse número representa 50% da produção de porcelana nacional e, para a economia do município, cerca de 2/3 da receita. Ainda no setor industrial, Pedreira detém as principais empresas do setor de isoladores de baixa e alta tensão exportando para todos os continentes. Existem ainda indústrias de gelatina, elástico, aramado, faiança, plástico, fios de algodão, etc...


Publicidade

Portais Minas Gerais - Jacutinga | Monte Sião
Portais São Paulo - Águas de Lindóia | Amparo | Araras | Jaguariúna | Lindóia | Pedreira | Serra Negra

 

© Copyright 2004 A MAIS WEB INTERNET - Líder em Portais Regionais
2013 - pedreira.com.br - Todos os direitos reservados

amaissweb